sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SINDROME DE CUSHING (IATROGENICO)

Meados de 2004 comecei fazer o uso de um remédio de nariz chamado HIDROCIN , mal sabia eu os males deste remédio, ele era ótimo e era a única coisa que realmente desentupia meu nariz.


Em 2005 comecei a notar mudanças no meu organismo, e hoje posso afirmar com certeza, no psicológico também. Como notei essas mudancinhas fui procurar um endocrinologista, na verdade não procurei 1 procurei 3, estava engordando e estava me nascendo pelos demasiado. Alegaram ser problema na tiróide e ovário policístico. Remédio de tireóide pra cá , pra lá e só passando mal... avisava os médicos e nada... Em 2008, os sintomas começaram a ficar mais evidentes, lentidão, raciocínio devagar demais, conflitos internos, dores nas pernas, fraquezas nas mãos, dor ardida dentro da veia... a barriga estufou, meu rosto parece uma coisa muito rendonda em formato de lua cheia, bochechas avermelhadas, pelos em excesso ( ai então aconteceu uma coisa diferente... começaram a me nascer pelos no pescoço , estranho não? ) pedia exames para os médicos e nada.. e eles insistindo ser problema na tireóide mesmo eu dizendo que me sentia mal com o remédio... aumentou dose.. diminuiu dose.. trocou farmácia e nada... Engordei de 2005 a 2008 , exatamente 30 quilos... fazendo dieta!

Estouraram umas estrias avermelhadas na barriga , braços e nos pneuzinhos... parcendo arranhões de gato... uma coisa super diferente... ia nos médicos e nada novamente.

Começaram então aparecer manchas roxas pelo corpo sem eu ao menos ter batido... ai já comecei a ficar mais preocupada ainda...

E eu lá... usando hidrocin... de 4 a 10 vx ao dia... dependia da intensidade que meu nariz entupia...

Em 2009 me mudei pra ribeirão, procurando maior qualidade de vida e na esperança de arrumar um médico que me curasse. Muita burocracia pra transferir meu convenio para lá... mas em Maio de 2010 eu consegui... marquei uma endocrinologista e fui.

Ela me examinou, ouviu todos os sintomas e diagnosticou: Estou desconfiada que seja Sindrome de Cushing, mas é uma doença rara, vou ficar atenta em você e começaremos as investigações.

Eu... chegando em casa fui pesquisar sobre isso, e imaginar as possíveis causas... batata! Li a bula do MALDITO Hidrocin... e uso crônico pode gerar síndrome de cushing.

Os sintomas são evidentes... e muito simples de notar... basta conhecer a doença... não sei pq nenhum médico conseguiu ver isso antes... ineficiência. Enfim...

Levei o remédio a médica e disse: eu uso isso há mais de anos... ela começou a ler os componentes do remédio e ficou digamos até desesperada.... em saber a quantidade de dexametazona que existe nele... e nafazolina ... JAMAIS pode ser usado por mais de uma semana, pq o produto é uma verdadeira BOMBA, foi então qdo foi confirmado o diagostico Sindrome de Cushing iatrogênico.... é uma doença ingrata e tenho sofrido muito.

De forma alguma pode retirar o hidrocin de uma hora para outra... uma vez inventei moda de fazer a retirada brusca... quase MORRI, meu coração acelerou ao extremo... que parecia que ia pular do peito... contei a medica... e ela me explicou os riscos... a retirada tem que ser GRADUAL.. PARCIAL e depois TOTAL...
Em maio de 2010 comecei a retirada parcial... sentia dores nas pernas, mas não muito fortes como hoje, no começo é mais fácil...depois vai ficando mais difícil.


Estou totalmente intoxicada de cortisona, meu organismo parou de fabricar a quantidade de cortisol natural do corpo, o que fez atrofiar minha supra renal.

Pra ela voltar ao normal...necessito de 5 a 8 meses em processo de desintoxicação total... como a retirada total não pode ser brusca... estou tomando meticorten ... tomei 5 mg por dia... e já estou em processo de retirada também... com 2,5 mg /dia. Daqui 15 dias começarei com dias alternados.

O que sinto?

Fraqueza nas mãos, pés, pernas, minha pressão deitada é 14 x 8 , em pé 9x 6 , ou seja , esta com uma discrepância muito grande, portanto necessito de repouso absoluto ( quem disse que consigo?) ficarei de 3 a 5 meses nessa vida, não da pra trabalhar, não da pra nada, porque minha musculatura não me sustenta em pé... e também porque sinto muitas dores... a dor de cabeça amenizou depois que passei a tomar só dipirona pra dor... dorflex e outros foram retirados pq fazem as veias e artérias ficarem mal acostumadas... realmente... amenizou.

Os outros sintomas e estragos que isso fez no organismo são: estrias, pelos em excesso pelo pescoço e rosto, aumento demasiado de peso, mas isso com o tempo vai ficando pouco em relação ao que se sente... é o de menos, após a cura isso se normaliza.

Em relação ao psicológico, muita coisa mudou e eu não sei em que grau e até que ponto... mas sei que fiquei lenta, depressiva e outras coisitas mais..

Então se você teve paciência de ler este texto meu RECADO é.... Não faça uso de remedios de nariz ou qualquer outro remédio com cortisona.

HIDROCIN é uma BOMBA. E não deveria nem ser mais fabricado.

As consequencias foram grandes demais e eu nunca tive ninguém pra me alertar dos perigos...

Se você usa... procure um endocrinologista e faça a retirada parcial e depois total.. o processo é muito dolorido... mas você pelo menos se mantem vivo  Descobri a tempo, mas este remédio pode matar, e de uma hora pra outra.



Um abraço

6 comentários:

N. disse...

Te add la no meu blog tbm (sou a Nadia do orkut).

Beijos!

http://tcczando.blogspot.com/

Anônimo disse...

OLÁ MIGA TODOS OS SINTOMAS QUE VC RELATA QUE SENTE EU TBM SENTIA TUDO ISSO E VIVIA INDO AOS MEDICOS ONDE ELES ATRIBUIAM QUE ERAM CONSEQUENCIAS DE UM DIA TER TOMADO CORTISONA PARA ELES ENTÃO O EFEITO IA DURAR PRA VIDA TODA? SERÁ QUE SÃO TÃO BURROS QUE JÁ FAZIA MAS DE 5 ANOS QUE NÃO TOMAVA E TINHA AQUELE ROSTO VERMELHO E REDONDO PURA CARA DE QUEM TOMA CORTICOIDE SEM ESTÁ TOMANDO HOJE VEJO QUE MEDICOS ERRAM FEIO E ALERTO NÃO CONFIE EM QUE O MEDICA FALA PROCURE ATÉ O FIM A SOLUÇÃO DO QUE SE SENTE ESSE É MEU CONSELHO MIGA INVESTIGUE O MEXIMO QUE VC PUDER POIS TUDO TEM UMA CAUSA BEIJOS

Fatima Tavares disse...

Obrigada por compartilhar tua dor, isto é muigo importante, é um grande alerta para as pessoas, espero que consiga se recuperar, saude e felicidades, um abraço!

Anônimo disse...

o perigo não é o medicamento, mas sim a automedicação. na bula do hidrocin fala que não se deve exceder o uso por mais de 2 semanas. além do mais esse medicamento contêm um antibiótico a neomicina e seria necessária a retenção de receita médica para liberação da venda. então sem indicação de um profissional não deveríamos usar quase nenhum medicamento e se vamos usar pelo menos deveríamos ler a bula atentamente. esse caso é um alerta para o uso consciente de medicamentos. abraço!

Anônimo disse...

Olá!
Tambem fiz uso do Hidrocin por mais de 10 anos, só parei de tomar porque a venda foi proibida e somente se compra com receita medica. Na epoca fiquei desesperada, pois nao conseguia respirar sem usar o Hidrocin. Entao fui procurar um otorrino para tratar a rinite e ai comecei a descobrir o que esse uso causou no organismo. O uso continuo de cortisona me levou a asma, problemas nas articulacões do joelho e pressao alta.
Fica o alerta, nao usem remedio por conta propria!
Abrc

Anônimo disse...

eu estou com essa doença graças a famosa "cafeína", anos e anos de familiares analfabetos-funcionais e a midia dizendo que "cafézinho faz bem", tá aí o que esse tipo de droga pode fazer, sem falar na dentição amarela e no envelhecimento precoce...